10 dicas para aprender mais rápido

A seguir, vamos listar dicas para lhe ajudar a aprender qualquer coisa mais rápido. Confira!

1. Defina metas

METAS ambra colege
FONTE: Ambra College

 

Antes de começar a aprender um novo conteúdo, tenha em mente quais são seus objetivos, se eles são alcançáveis e quanto tempo e disposição exigirão. Definir esses pontos com clareza é fundamental para se manter motivado.

 

2. Não divida sua atenção

multitask
FONTE: Acervo

No momento do aprendizado, é importante se concentrar totalmente nos estudos. Muitas pessoas são capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo, mas isso costuma diminuir a absorção das informações.

3. Conheça o conteúdo em diferentes formatos

formatos diferentes
FONTE: Acervo

Durante o processo de aprendizagem, é importante ter contato com o conteúdo estudado em diferentes formatos (livros, vídeos, aulas, palestras, etc). Desse modo, você estimula diferentes áreas do cérebro, assimila as informações com mais facilidade e encontra os formatos que funcionam melhor para você em cada etapa da aprendizagem.

4. Leve o aprendizado para seu cotidiano

cotidiano
FONTE: Acervo

Associar o conteúdo estudado ao seu cotidiano é um jeito de aumentar a motivação e acelerar o aprendizado. Essa atitude faz com que o conhecimento adquirido se torne mais significativo para você.

5. Descubra seu jeito de aprender

CLIQUE AQUI E DESCUBRA COMO VOCÊ APRENDE

Ao decidir aprimorar seus conhecimentos sobre determinado assunto, é importante saber de que forma você assimila melhor os conteúdos. Se você tiver dúvidas quanto a isso, pense em aprendizagens passadas e avalie os pontos positivos e negativos de cada uma.

6. Comece devagar

Resultado de imagem para começe seus estudos devagar
FONTE: blogspotpensamentos

Ao começar um aprendizado, é fundamental caminhar em pequenos passos. Tentar cumprir metas muito grandes logo no início pode gerar frustração, o que leva a um sentimento ruim em relação ao aprendizado. Vá com calma, refletindo, aproveitando feedbacks e usando as pequenas conquistas para atingir os objetivos.

7. Faça intervalos regulares

Imagem relacionada
FONTE: googleplay

Quando você estiver estudando, não procure dar conta de todos os conteúdos de uma vez. Pelo contrário, faça intervalos regulares; isso ajuda a melhorar a concentração e a memorização. Você pode experimentar diferentes tempos de estudo e de pausa para descobrir o que funciona melhor para você.

Aqui, é interessante usar um cronômetro para se lembrar dos momentos de parar e de retomar o aprendizado. Também ajuda organizar pequenas recompensas ao final de cada período de estudo, como comer um doce, tomar um café ou ouvir uma música.

8. Ensine enquanto aprende

Resultado de imagem para ensina enquanto aprende
FONTE: pensador

Ensinar é uma das melhores formas de aprender. Por isso, tente transmitir os conhecimentos que você está adquirindo para outras pessoas, como colegas de trabalho, amigos e familiares.

9. Seja paciente

Resultado de imagem para be patient
FONTE: Divine Mercy (trad.: apenas seja paciente).

Aprender algo rapidamente é uma habilidade cada vez mais requisitada, desde que a qualidade acompanhe a velocidade. Por isso, tenha paciência com você mesmo, revise os conteúdos quantas vezes achar necessário, saiba que erros são naturais e fazem parte do aprendizado.

10. Tenha hábitos saudáveis

 

Resultado de imagem para tenha habitos saudaveis
FONTE: Higa’s Supermercado

Ter uma alimentação balanceada, beber bastante água, fazer exercícios físicos e contar com boas noites de sono são hábitos fundamentais para atingir uma aprendizagem rápida e eficiente, já que ajudam a melhorar a concentração e a assimilação das informações.

E então? O que você achou das nossas dicas para aprender mais rápido? Tem alguma outra sugestão? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

_________________________________

55 LIVROS EM PDF. DE PENSADORES FILÓSOFOS GRATUITOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: