As mulheres nas narrativas arturianas

As brumas de Avalon (The mists of Avalon, 1982), de Marion Zimmer Bradley, dialogam e revisam a tradição das novelas de cavalaria acerca da lenda arturiana.

“O mundo fantástico do lendário rei Arthur, da mitologia celta e da religião wicca, com uma significativa diferença, o centro da história não fica em torno de Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda, o principal personagem é a mulher, ou melhor, as inúmeras mulheres poderosas que “dominam” a narrativa.” (http://www.mapinguanerd.com.br/as-brumas-de-avalon-e-tema-de-palestra-em-evento-na-ufam/)

“Mesmo sem se considerar adepta do feminismo, Marion acaba tendo atuação feminista
ao recontar a história dando o protagonismo às personagens femininas. Ela transforma as mulheres do ciclo de uma situação de passividade para uma nova situação de ação significativa. Não é só o recontar uma história clássica sob um novo viés, mas, também, e principalmente, criar uma nova tradição de heroínas femininas em um novo contexto histórico da luta das mulheres por ascensão social. Nesse sentido, o trabalho que a autora efetua em As brumas de Avalon é extremamente simbólico e reflete as ideologias da luta das mulheres no momento de produção da obra.”

O comentário acima é da Monografia de Conclusão de Curso de Juliana Cristina Terra da Souza, As representações do feminino em As brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley. Para quem deseja saber mais sobre o trabalho, ele encontra-se disponível em (https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/139127/000865077.pdf).

A Biblioteca Zilah Totta recebeu os 4 volumes de As Brumas de Avalon da  leitora Gabriela Fonseca, que doou esse e outros livros excelentes para nosso acervo, no início do mês de junho.

Não perca a chance de viver essa aventura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: