Chegou no acervo. Julho 2018

Enquanto muitos estavam realizando suas leituras de férias, a Biblioteca Zilah Totta preparava novidades para a volta às aulas! Muitos livros novos chegaram ao nosso acervo esse mês. Veja alguns deles abaixo!

Para ficar sempre por dentro das novidades do acervo da Biblioteca Zilah Totta, siga o site Conta, Zilah e nosso Instagram @mostrazilah Mostra, Zilah.

LIVROS INFANTIS

com que roupa irei

COM QUE ROUPA IREI PARA FESTA DO REI?
Autor: FREITAS, TINO

O conto de fadas “A roupa nova do rei” serviu de inspiração para Tino Freitas contar nesse livro, em versos, uma história sobre animais e reis de todos os tipos (até mesmo do rock e do futebol…). Anunciada a festa, os bichos súditos correm para encomendar no alfaiate a mais bela vestimenta para o baile que o rei dará. Mas a sabedoria do jabuti é que vai dar um baile nas estratégias dos outros bichos. Um texto divertido e cheio de referências culturais, que ganhou as belíssimas ilustrações de Ionit Zilberman, é o que aguarda os leitores desse livro.

 

polvo pólvora

POLVO PÓLVORA
Autor: CARDON, LAURENT

O que há de melhor, para um polvinho impetuoso, que descobrir a tinta para se expressar no fundo do mar? No quarto livro da coleção “Que bicho sou eu?, o polvo, ainda filhote, com muita criatividade, passará por diversos desafios para aprender a se relacionar com os outros bichos do oceano e, assim, se tornar o POLVO PÓLVORA.

 

vai e vem 2

HISTORIAS DE VAI E VEM 2
Autor: SOUZA, ANGELA LEITE DE

A proposta deste segundo volume, também acompanhado de um CD, é continuar a desenvolver a musicalidade e a capacidade de memorização dos leitores de forma lúdica, pois saber cantar as sequências sem errar pode ser um jogo divertido para qualquer número de participantes. O CD e as imagens criadas por Luiz Maia tornam ainda mais fácil e prazeroso o exercício de guardar a letra de cada história e canção.

 

cozinheiro atrapalhado

O COZINHEIRO ATRAPALHADO
Autor: COSTA, SILVIO

Inaugurando a série Histórias para brincar, dentro da coleção Livros divertidos, Paulinas apresenta O cozinheiro atrapalhado, de Silvio Costta, divertidamente ilustrado por Taline Schubach, abrindo uma série de títulos dirigidos ao pequeno leitor (3 a 4 anos). Pluc, ploc, rec, shoft… Era um cozinheiro atrapalhado disposto a fazer uma omelete. Mesmo com seu jeito estabanado, a omelete ficou quase pronta. Quase… pois, na última hora, por uma distração, tudo deu errado. Projeto gráfico ousado, texto que utiliza recursos onomatopaicos aliados a frases lineares e curtas, com ilustrações graciosas e bem-humoradas, O cozinheiro atrapalhado brinca com os sons, abrindo possibilidades criativas e lúdicas para tornar a leitura dos pequenos um prazer.

 

chiclete

CHICLETE – SUPER-HEROI DO SISTEMA SOLAR
Autor: MCDONALD, MEGAN

Olhe lá no alto do céu e veja o irmão da Judy Moody, um Super-herói do Sistema Solar! Avante, Plutão! Quando Chiclete fica sabendo que Plutão foi mandado embora da Via Láctea por ser muito pequeno, ele logo sai em defesa dos planetinhas menores e dos nanicos de todo o universo. Mas será que o nosso campeão consegue derrotar uma reunião de cientistas importantes? E ainda a Dona Sabe-Tudo, Riley Ruderríspida?

 

LIVROS JUVENIL/ADULTO

FICÇÃO

tudo são histórias de amor

TUDO SÃO HISTÓRIAS DE AMOR
Autor: CARDOSO, DULCE MARIA

“Um cão leva animais mortos para a dona que vive isolada no último andar de um prédio e tem ossos velhos que já não lhe permitem sair, e isso é amor. Uma mãe tem de escolher qual dos dois filhos salva de morrer atropelado, e isso é amor. Um rapaz ganha uma mulher ao jogo, com um baralho de cartas, e isso é amor. Não é clássico, não é cor-de-rosa, não é sequer conjugal, mas é o amor que Dulce Maria Cardoso retrata neste livro, um amor violento, imperfeito e que dói, tema transversal que se junta a outros como a maldade, a diferença, a solidão e a responsabilidade. Todos estes contos conseguem introduzir um grau maior ou menor de perturbação no leitor.

 

falaecido mattia

O FALECIDO MATTIA PASCAL
Autor: PIRANDELLO, LUIGI

A maioria das pessoas já pensou, em algum momento, mudar completamente sua vida. Mas, como o fazer? É possível se tornar outra pessoa? E, ‘O falecido Matia Pascal’, Luigi Pirandello brinca com a realidade e faz da vida do protagonista, uma seqüência de reformulações – da aparência, dos nomes, das roupas, dos pensamentos… No momento mais crítico de sua vida – desprezado por sua família, acossado por credores, com um trabalho num lugar medíocre -, um golpe do acaso muda a vida do jovem, Pas cal ganha uma pequena fortuna num cassino e, ao mesmo tempo, é tido como morto, pois o confudem com um cadáver achado em sua cidade natal. Decide assumir uma nova identidade e parte em viagem pela Europa, de modo aventureiro, envolvendo-se em contínuos contratempos. A originalidade do autor traz à tona um questionamento fundamental da existência humana: pode o homem viver sem uma identidade ou ele pode elaborá-la a partir de um marco zero, conforme, conforme lhe for agradável e conveniente?

 

guerra do fim do mundo

A GUERRA DO FIM DO MUNDO
Autor: VARGAS LLOSA, MARIO

A Guerra do Fim do Mundo pode ser considerado um raro exemplar dentro da vasta bibliografia de Mario Vargas Llosa, pois não segue o caminho traçado na maioria de suas obras. EM vez de optar por uma reunião de memórias e personagens familiarizados com sua vida pessoal, o autor mergulhou no sangrento confronto da Guerra de Canudos para tentar decifrar a verdadeira face por trás do mito chamado Antônio Conselheiro. EM 1977, Vargas Llosa iniciou este romance, após se encantar, cinco anos antes, com a leitura de Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha, obra que registrou o conflito com detalhes minuciosos e impressionantes. UM dos personagens, inclusive, é um jornalista com traços inspirados no próprio Euclides, principalmente pelo seu aspecto frágil. A Guerra do Fim do Mundo é o primeiro romance que Vargas Llosa ambientou fora do Peru. Nele, o autor dá uma nova dimensão à história de Antônio Conselheiro, em que personagens de carne e osso, alguns reais, outros imaginados, empreendem uma saga sem paralelos na história do país.

 

 

NÃO-FICÇÃO

máquina do tempo

MÁQUINA DO TEMPO
UM OLHAR CIENTIFICO
Autor: NOVELLO, MARIO

“Por que não podemos voltar ao passado?” Esta questão pairou durante muito tempo sobre a cultura ocidental, sem que uma resposta racional, simples e convincente nos fosse concedida. Em Máquina do tempo, o físico Mário Novello apresenta como os cientistas, com o auxílio da teoria da gravitação de Einstein (a chamada Relatividade Geral), têm equacionado o problema. O autor realiza a delicada tarefa de tornar a resposta a essa questão compreensível para um público de não-especialistas. E exerce com brilhantismo uma dupla função: informar aos leitores que não são físicos o estado atual de nosso conhecimento sobre viagens não-convencionais no tempo; e produzir um inventário crítico capaz de fornecer aos estudiosos do assunto um roteiro para análises mais aprofundadas. “Mário Novello é um cientista e, como tal – entre a sofisticação da matemática e as alternâncias do movimento da física, por exemplo – se apropria de curvas do tempo que violam nossas certezas, que envolvem a questão temporal: a de que um corpo só pode viajar para o futuro afastando-se do passado. À diferença do pensamento antigo, que subjugava o tempo às variáveis do movimento, existem curvas aceleradas que tornam possível a um observador que se movimente sobre elas retornar ao passado. Uma série crescente de dificuldades teóricas liberta o tempo – afirma o pensador moderno Mário Novello, com seu sonho de um Universo centrado, labirintos de luz, para uma viagem quase sem fim do espírito, em que círculos e demonstrações da matemática misturam-se com o desejo do tempo, com o desejo de tempo puro, um pouco de tempo puro.” (Texto do filósofo Cláudio Ulpiano).

 

de que é feito o universo

DE QUE E FEITO O UNIVERSO?
Autor: PANEK, RICHARD

De súbito, tudo o que se sabe sobre o Universo veio abaixo. Na verdade, não foi a primeira vez que isso aconteceu. Mesmo assim, quando a descoberta foi anunciada, muita gente estremeceu – só 4% do Universo são compostos pela matéria que forma as coisas, as pessoas, tudo o que podemos ver. Bem, e o resto? O resto é matéria escura e energia escura – e até agora ninguém sabe o que é isso. A história dessa revelação fantástica é o que nos conta aqui o brilhante jornalista Richard Panek. Cientistas se digladiam por mais tempo nos telescópios, por verbas de pesquisa e, em última instância, por um Nobel. Nesse ínterim, o leitor compreenderá um dos problemas mais intrigantes da ciência ‘De que é feito o Universo?’ enquanto torce, se surpreende e se deleita com episódios mais do que humanos da pesquisa científica.

 

iniciação à história da filosofia

INICIAÇAO A HISTORIA DA FILOSOFIA
DOS PRE SOCRATICOS A WITTGENSTEIN
Autor: MARCONDES, DANILO

Resultado de mais de quinze anos dedicados ao ensino da filosofia, este verdadeiro guia da história do pensamento ocidental situa pensadores e correntes filosóficas em seu contexto histórico, discute ideias e conceitos e, quando necessário, apresenta os textos mais relevantes dos filósofos em questão, como o mito da caverna de Platão ou a tabela dos juízos e categorias de Kant.

Dividido cronologicamente em quatro partes – filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea -, após cada capítulo o livro traz quadros sinóticos que recapitulam a matéria estudada, uma seleção de leituras sugeridas, além de propor questões e temas para discussão em sala de aula, o que reforça e traduz o caráter expressamente didático da obra. Conta também com índice remissivo.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: