Chegou no acervo juvenil

 

PERSEPOLIS 4
autor: Marjane Satrapi
editora: Cia. das Letras

O que é melhor – viver num país repressivo, onde todo mundo se mete onde não foi chamado, ou num país livre, mas que deixa pessoas morrerem de frio nas ruas? Essa é a reflexão que Marjane Satrapi faz em ‘Persépolis 4’. Depois de assistir à revolução islâmica aos dez anos de idade (vol. 1), ver seu país se dilacerar na guerra contra o Iraque (vol. 2), se auto-exilar na Áustria aos catorze anos e quase morrer de frio nas ruas de Viena, depois de levar um fora do namorado (vol. 3), ela reencontra o Irã, suas referências afetivas, e pisa com os dois pés na vida adulta. Marjane se depara com a cultura da morte em cada esquina de Teerã – prédios destruídos, ruas rebatizadas com nomes de mártires, amigos mortos ou mutilados. Perto de perder um braço, a casa ou um filho, cuspir sangue numa noite de frio não era nada. Marjane custa a se livrar do sentimento de culpa, mas depois tenta se integrar de fato – dá aulas de aeróbica, começa a namorar, entra na universidade de artes e por fim se casa. Os novos amigos também ajudam a criar formas de driblar a repressão permanente. Não é fácil – as situações vão do absurdo (na aula de desenho, o modelo ‘nu’ aparece na sala de aula coberto por um chador, mostrando apenas o rosto) ao trágico (o amigo que despenca de um prédio, ao fugir da polícia, durante uma festa). No final, mais uma partida, desta vez menos triste – para a França, onde ela se consagraria como uma das grandes novidades mundiais dos quadrinhos.


muro.jpg

O MURO
autor: William Sutcliffe
editora: Record

Um romance emocionante e uma fábula política e ideológica marcante sob o ponto de vista de uma criança. Joshua tem 13 anos e mora com a mãe e o padrasto em Amarias, um lugar isolado no topo da montanha, onde todas as casas são novíssimas. Na fronteira da cidade, há uma barreira bem alta, guardada por soldados fortemente armados e que só pode ser cruzada através de um posto de controle. Ninguém deve entrar naquele lugar, e quem está lá não tem permissão para sair. Desde pequeno, Joshua sabe que, do outro lado daquela muralha, há um território violento e implacável e que O Muro é a única coisa capaz de manter seu povo em segurança. Desde pequeno, ele sempre ouviu que, do outro lado, havia um território proibido, um lugar violento e perigoso, do qual um garoto como ele deveria manter distância. Um dia, a bola de Joshua cai do outro lado do Muro e, ignorando tudo o que sempre ouviu, ele vai atrás dela e acaba descobrindo um túnel que o leva a uma realidade que jamais imaginou encontrar. Lá ele acaba caindo nas mãos de uma gangue sanguinária, mas a bondade de uma menina salva sua vida. Porém isso acaba desencadeando um ato de extrema crueldade e coloca Joshua em dívida com ela… Uma dívida que ele fará de tudo para pagar.


NÃO CALE

NÃO CALE! FALE!
Autor: MOOKSANG, JENNIFER
Editora: Melhoramentos

Joe Alton Miles, mais conhecido como Jelly, adora jogos de computador. No Concurso Anual de Oratória da escola, ele se depara com dois de seus maiores medos. O primeiro é falar diante de todos e ser o centro das atenções; o segundo, suportar a fúria da inteligente e popular colega de classe Victoria, que acredita que o prêmio do Concurso deve ser dela por direito. Jelly só pensa em ganhar um tablet novinho na competição, mas percebe que não é apenas o prêmio que está em jogo, mas também sua imagem diante dos colegas. Apesar das injustiças sofridas, Jelly tem o apoio incondicional dos pais e de Sam, irmã de seu melhor amigo. Mesmo com foco na competição, Jelly se envolve num trabalho voluntário. Descobre assim quem são seus verdadeiros amigos e aprende a enfrentar sua insegurança e medo, encontrando a sua própria voz.


acampamento dos horrores

ACAMPAMENTO DOS HORRORES
autor: R. L. Stine
editora: Rocco Jovens Leitores

Ele é especialista em contar histórias repletas de terror e suspense que a garotada simplesmente… adora! Não fosse assim, Robert Lawrence Stine não teria vendido mais de 300 milhões de exemplares de suas tão apavorantes quanto divertidas narrativas. Em Acampamento dos horrores, novo título da série Fantasmas à Solta, assinada por este mestre do horror, a ideia de ir para um acampamento de verão não agrada nada a Max, ainda mais num lugar chamado Lago das Cobras. Mas seus amigos Nick e Tara Roland continuam à procura de seus pais desaparecidos e contam com a ajuda de Max para encontrar um pingente que pode descobrir este mistério. E será preciso muita coragem, afinal, o diabólico fantasma Medu continua disposto a fazer da vida da família Roland um pesadelo.


nate 1

O DIA EM QUE NATE ENTROU PARA A HISTORIA
autor: Lincoln Peirce
editora: Sextante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: