Chegou no acervo – livros informativos

BREVISSIMA HISTORIA DE QUASE TUDO
autor: Bill Bryson
editora: Companhia das Letrinhas

Você sabia que cada átomo de seu corpo provavelmente fez parte de milhões de organismos, e de várias estrelas, antes de vir a ser você? Que uma pessoa de tamanho médio contém energia comparável à força de várias bombas de hidrogênio? Entre esses “comos” e “quens” das descobertas científicas, em Brevíssima história de quase tudo você conhece cientistas bizarros, teorias malucas que vigoraram por muito tempo e descobertas acidentais que mudaram os rumos da ciência.

Grande contador de histórias, Bill Bryson um dia se deu conta de que conhecia muito pouco o planeta em que vivia. Essa constatação foi o empurrão necessário para que ele reunisse todas as suas perguntas sobre ciência e saísse em busca de respostas. Durante três anos, leu centenas de livros e revistas e entrevistou especialistas das mais diversas áreas. O resultado desse esforço para entender – e explicar – tudo sobre o mundo apareceu primeiro em Breve história de quase tudo, e agora ressurge adaptado para o público infantojuvenil.

Ao contrário do texto didático tradicional, a prosa de Bill Bryson descarta a linguagem difícil, mas não abre mão da abordagem detalhada de cada tema. A preocupação do autor está em entender como os cientistas realizam suas descobertas e explicar para o leitor comum não só os mistérios da ciência mas também como, contra todas as possibilidades, a vida conseguiu prosperar nesse planeta maravilhoso que chamamos lar.


segredos matemáticos dos simpsons

OS SEGREDOS MATEMÁTICOS DOS SIMPSONS
autor: Simon Singh
editora: Record

Você pode ter assistido a centenas de episódios de Os Simpsons (e de seu primo, Futurama) sem nunca ter se dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas – de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos. Ao relembrar episódios memoráveis da série, Simon Singh revela que por trás dessas referências estão a genialidade e o senso de humor sem igual dos roteiristas, muitos deles com formação acadêmica avançada em matemática. Os segredos matemáticos dos Simpsons mergulha em histórias que exploram diversos conceitos matemáticos, apresentando imagens dos episódios, diagramas e testes.


 

imagens que contam o mundo

IMAGENS QUE CONTAM O MUNDO
autor: Eric Godeau
editora: Edições SM

“Imagens que contam o mundo” é uma reconstrução significativa dos principais momentos da história universal a partir da segunda metade do século XX feita pelo mais ousado e emblemático fotojornalismo moderno. São 300 fotos provenientes de um dos principais bancos de imagens do mundo, a agência Magnum, fundada na França em 1947 por quatro engajados e legendários fotógrafos: Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David “Chim” Seymor e George Rodger.
Acontecimentos, personagens e movimentos marcantes da história política, social e cultural no mundo da segunda metade do século XX estão no livro: a descoberta da AIDS, o golpe de estado no Chile de Salvador Allende, os movimentos feministas, o fenômeno Madonna, o desastre de Tchernobil, o advento do reggae e do rap, a Revolução Cubana, a popularização do PC, a geração beat, os Beatles, Pink Floyd, o nascimento de Brasília, o fim da Guerra Fria e do apartheid, o massacre de Ruanda, os dribles de Pelé, Indira Gandhi, o protocolo de Kyoto, a burqa, a União Européia, o subcomandante Marcos, a arte Pop, a morte de Lady Di, o caso Watergate, a eleição de Chávez e de Lula…
As fotos são complementadas por informações de contexto histórico, trechos de canções que marcaram época, citações célebres, slogans e também comentários dos fotógrafos, que ajudam a interpretar e refletir sobre a dimensão de cada evento e sua importância para a humanidade.
Com apresentação de Marcelo Coelho, articulista da Folha de S.Paulo, Imagens que contam o mundo mostra como as fotos revelam significados e congelam momentos no tempo, imortalizando-os na história.


 

historia da revolução cubana

HISTORIA DA REVOLUÇAO CUBANA
autor: Aviva Chomsky
editora: Veneta

A Revolução Cubana definiu a história da América Latina na segunda metade do século XX. Poucos acontecimentos despertaram tanta controvérsia e paixão. Através do registro de diversas vozes dos mais variados matizes ideológicos, Aviva Chomsky conta a história da revolução que derrubou o ditador Fulgencio Batista, enfrentou os EUA, virou referência para ativistas no mundo inteiro, mas ao mesmo tempo sofreu com suas contradições, com os ataques norte-americanos e a pressão econômica. Chomsky analisa os efeitos políticos, econômicos e culturais do alinhamento com a União Soviética, a crise que se seguiu com o final do bloco soviético e a recente retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos. Enfrenta os mitos e preconceitos a respeito de um dos principais eventos do século XX e seus efeitos sobre a vida cotidiana do povo cubano.


 

ler e saber

LER E SABER: OS LIVROS INFORMATIVOS PARA CRIANÇAS
autor: Ana Garralon
editora: Pulo do Gato

Um convite a todos os mediadores e educadores para refletir sobre a importância dos livros informativos para crianças e jovens. As rápidas mudanças nas práticas e nos formatos de leitura, somadas à variedade de textos às quais as crianças têm acesso atualmente, mostram como é imprescindível ter critérios de seleção e de avaliação da produção existente no mercado editorial, abrindo novas frentes de trabalho e análise junto aos leitores em formação. A leitura de livros informativos é uma ferramenta essencial para criar leitores competentes, ativos e seletivos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: