5º ano na biblioteca

A turma 5C esteve na manhã do dia 22/8/2017 na biblioteca para mais uma das suas “sessões de leitura”, termo utilizado pela Professora de Língua Portuguesa, Rosane Rodriguez, quem nos falou um pouco sobre o processo de leitura e escrita dos alunos a partir da do Livro A LENDA DO VIOLEIRO INVEJOSO, de Fabio Sombra, editora Escarlate:

“A leitura do livro é obrigatória para todos os alunos do 5º ano. Fazemos diversas sessões de leitura, com diferentes propostas (contemplando a oralização e a escrita) — o foco dessa leitura em específico, se dá na modalidade individualizada. Inicialmente solicitei aos aluno que lessem até o capítulo 5 e, em sala de aula, fizemos uma sequência oral coletiva marcando os episódios de cada capítulo. É muito importante para os alunos consolidar essa etapa de oralidade, principalmente por estamos lidando com narrativas populares”.

A lenda do violeiro invejoso foi o livro de estreia do premiado autor carioca Fábio Sombra na editora Escarlate, trata-se de um romance juvenil que trabalha elementos da cultura popular brasileira, como desafios de viola e literatura de cordel. (Você pode ouvir aqui o próprio autor lendo o primeiro capitulo do livro)

A professora Rosane continua, falando sobre o processo de leitura:

“Após a sessão onde enfocamos a oralidade, os alunos leram os próximos 5 capítulos, foi proposto um trabalho em grupo, cada grupo recebeu um capítulo para elabora uma apresentação tratando dos acontecimentos do capítulo.

Na sequência das sessões de leitura os alunos tinha que ler até o capítulo 17.

Na sessão de hoje, aqui na biblioteca, organizei os alunos em duplas, cada dupla escolheu um capítulo lido, conversaram sobre a escolha do capítulo, registraram os episódios do capítulo em um rascunho, pensando ‘o que eu não posso deixar de contar desse capítulo?’, e cada aluno, a partir do rascunho, produziu um novo texto.”

Durante o período em que estiveram na Biblioteca era notável o entusiasmo dos alunos com  o trabalho, as duplas discutiam e os parágrafos iam surgindo. Enquanto os alunos trabalhavam a professora ia de mesa em mesa esclarecendo dúvidas, dando algumas instruções. A atenção era aos mínimos detalhes, e ela incentivava “agora vocês vão olhar para a beleza do texto!”.

A Biblioteca estava linda com a presença de vocês 5º ano C!!!

 

Abaixo, vemos alguns trechos das produções:

DOC013DOC014

DOC015DOC016DOC017DOC018DOC019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: